quinta-feira, 31 de março de 2011

Moda: Keds

Seus modelos, sempre básicos, combinam perfeitamente com indumentárias de todos os estilos, incluindo jeans, saias e mesmo roupas esportivas. Afinal, que mulher não tem um par destes confortáveis e coloridos tênis no armário? Bom, se você não tem é exceção, e aposto que conhece muitas mulheres que não resistem à moda, ou melhor, a febre dos tênis KEDS.

A história da marca começou em 1892 quando nove pequenas fábricas de borracha americanas se uniram para formar a U.S. Rubber Company na cidade de Boston. Entre elas estava a Goodyear Metallic Rubber Shoe Company, primeira empresa a licenciar o então novo processo de vulcanização da borracha, descoberto e patenteado por Charles Goodyear. Até 1913, a divisão de calçados da U.S. Rubber Company fabricava sapatos e tênis para 30 diferentes marcas do mercado americano. Foi então que a empresa resolveu fabricar e vender os produtos sob um mesmo nome para reduzir custos, ter mais impacto no mercado e acabar com a rivalidade que existia entre as nove fábricas que formavam o grupo industrial.

Uma das primeiras sugestões de nomes para a nova marca foi PEDS, que em latim significa “pé”, porém já estava registrado. Em 1916, a dúvida estava entre dois nomes: KEDS ou VEDS. A palavra KEDS foi escolhida, pois o som da letra K era mais forte e marcante, nascendo assim à marca tão famosa. Os calçados KEDS foram então introduzidos no mercado com uma proposta inovadora: solado de borracha (até então os solados eram em couro), criando assim uma nova abordagem para o calçado, tornando-o atlético, maleável e confortável. Os modelos da marca eram mais descolados e modernos e combinavam perfeitamente com o estilo de vida dos americanos. Foi nessa época e justamente por causa de uma publicidade da marca, criada pelo publicitário Henry Nelson McKinney, que os tênis ganharam a denominação de “sneakers” nos Estados Unidos. Isto porque as solas de borracha eram tão silenciosas, que seriam perfeitas para “sneak”, termo da língua inglesa que significa “espiar”.
Desde então, a marca ganhou notoriedade, sobretudo com o lançamento do modelo clássico, chamado de Champion, e até hoje os americanos se referem desta forma aos calçados da KEDS. Agora o estilo é vendido por várias outras marcas, como a VANS.
Inspire-se:
Fonte: Mundo das marcas

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